domingo, 27 de agosto de 2017

4ª semana (21/08 - 27/08) - Realocação de tarefas pendentes e início do desenvolvimento

Olá!
Conforme a última postagem, algumas tarefas planejadas ficaram pendentes por não terem sido iniciadas na semana passada. Deste modo, para não acumulá-las, estas atividades tiveram prioridade maior no Sprint Backlog atual.

No início da semana, após a conclusão dos testes das tecnologias a serem utilizadas e criação da estrutura do projeto, foi dado início ao desenvolvimento. Por conta da limitação de consultas utilizando o webservice da Sefaz, desenvolvemos outro meio para suprir a necessidade de automatização do preenchimento dos dados de cada nota fiscal informada pelo usuário. Para resolver este problema, criamos uma aplicação que utiliza o PhantomJS e a API Selenium com o objetivo de automatizar as interações em páginas web, e, assim, eliminar a necessidade da digitação manual de todas as informações da nota fiscal. Desta maneira, agrega-se valor à usabilidade da aplicação, automatizam-se processos, aumenta-se a comodidade do usuário e garante que as informações serão mais precisas, sem eventuais erros de digitação. A seguir, apresentamos um resumo do funcionamento:

  1. Abre a página da NFe e devolve o Captcha e campo de digitação da chave de acesso para nossa página.
  2. Mantém a página salva na sessão do servidor (assim, ela não será perdida e o captcha que está no nosso site para o usuário digitar ainda irá funcionar). 
  3. Transporta a chave de acesso e Captcha informados pelo usuário da nossa página para a página da NF-e, em seguida clica no botão continuar.
  4. Na página em que as informações da nota são exibidas, a aplicação automaticamente seleciona o botão "Preparar documento para impressão" (este botão abre uma nova aba em que estão apenas as informações importantes pra nós. Ou seja, não terá o banner, menus e etc. que atrapalhariam a recuperação dos dados importantes). 
  5. Fecha a aba que a consulta retornou e foca apenas na nova, que possui as informações necessárias.
  6. Devolve o código HTML dessa nova aba para uma página JSP, que é exibida no final de todo o processo. Com esse código HTML, fazemos o "scraping", uma técnica para percorrer o código fonte da página para recuperarmos apenas os dados importantes para nós. 
Com isso, todas as informações da nota fiscal estarão disponíveis para uso apenas com o fornecimento da chave de acesso, tornando o processo muito mais ágil e preciso. Para as próximas semanas, pretendemos refatorar o código desenvolvido. 

Em paralelo, foi concluído o levantamento de requisitos funcionais, não funcionais e regras de negócio da aplicação, englobando todas as funcionalidades atualizadas e que temos certeza que conseguiremos implantar no sistema. Junto à isso, também foi dado início a parte visual, no qual foram selecionadas e testadas as cores, fontes, temas e ícones a serem utilizados no site. 

Por fim, na sexta-feira, finalmente tivemos acesso ao servidor em que hospedaremos a aplicação. Conforme apresentado anteriormente, utilizaremos o Azure da Microsoft. Com o acesso concedido, poderemos iniciar os testes com o código que já temos e verificar o comportamento da aplicação durante o desenvolvimento. 

Em síntese, o quadro a seguir apresenta as atividades realizadas por cada integrante da equipe durante a semana:

Resumo das atividades realizadas - 4ª semana
IntegranteAtividades
Caique BorgesTestes e configuração das tecnologias; Pesquisa para leitura de informações em páginas externas e desenvolvimento do script de consulta no site da Sefaz. 
Fausto Tozo
Levantamento de requisitos funcionais, não funcionais e regras de negócio; Pesquisa para revisão da literatura e acesso e configuração do servidor. 
Maíra TabataPesquisa para leitura de informações em páginas externas; Leitura de dos dados de página HTML utilizando Javascript e definição da parte visual. 
Vivian BrazãoLevantamento de requisitos funcionais, não funcionais e regras de negócio; descrição das funcionalidades e pesquisa de leitura de QRCode das notas. 
Quadro 1 - Atividades realizadas durante a quarta semana
 

Para essa semana é isso. Até o próximo post :)

0 comentários:

Postar um comentário