Olá :)
Durante esta semana, após a realização do Sprint Planning Meeting na segunda-feira (28/08), optamos por desenvolver as tarefas primordiais para o projeto, deixando um pouco de lado as atividades com pouca prioridade do Product Backlog. Deste modo, o desenvolvimento teve peso importante para o planejamento semanal de atividades.
Seguindo a programação, após levantamento, foi desenvolvido o diagrama de caso de uso. Por ser um dos requisitos para outra matéria que utilizará a mesma documentação, uma versão resumida foi criada, exclusivamente para a entrega nesta semana. Junto a isto, também foi dado início a descrição de caso de uso.
Posteriormente, para o desenvolvimento da aplicação, foi dado início a modelagem e testes do banco de dados e a conclusão do sistema de login. Por questão de boas práticas e organização, todas as classes criadas no projeto estão sendo documentadas, no qual é gerado um Javadoc no final. Também estão sendo realizadas pesquisas e testes em relação à leitura de QRCode (disponíveis em cupons fiscais) utilizando a biblioteca para Java ZXing, e leitura do conteúdo de arquivos utilizando o iText, uma biblioteca OpenSource que possibilita a criação e manipulação de documentos em formato PDF, além de XML e RTF, que são extensões comumente utilizadas em Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e).
Em seguida, em reunião, foram decididos os campos da nota fiscal a serem lidos e, após isso, o script para varrer a página HTML e capturar os dados importantes foi reescrito em JQuery, o que nos fez economizar muitas linhas de código. E finalmente, no fim da semana, foi desenvolvida a página de login, o menu lateral e superior foi criado e a página inicial começou a ganhar forma. Até o final da sexta semana, pretendemos estar com a maioria das páginas concluídas, com o layout completamente estruturado.
Para o gerenciamento, as métricas para acompanhamento do projeto foram finalmente consolidadas e o cronograma está em processo de reformulação. Também começamos a utilizar o Slack, um software de comunicação de equipes que centraliza todas as informações, dividindo-as por canais específicos. Deste modo, temos todas as conversas em um único lugar, organizadas por assuntos, o que aumentou a produtividade dos integrantes e diminuiu tempo de resposta para tirar dúvidas, dar sugestões ou até mesmo informar sobre sua respectiva atividade diária (no caso, uma adaptação que fizemos do Daily Scrum).
Para a próxima semana, pretendemos concluir os testes com as opções de servidores existentes (que é ponto de atenção que está nos dando trabalho) e, possivelmente, utilizar o pré-processador CSS SASS, visando estender a capacidade da linguagem de folha de estilos pura, melhorando a manutenção do código e deixando o CSS mais flexível e reutilizável.
Em síntese, o quadro a seguir apresenta as atividades realizadas por cada integrante da equipe durante a semana:
Para essa semana é isso. Até o próximo post :)
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