domingo, 3 de setembro de 2017

5ª semana (28/08 - 03/09) - Foco no desenvolvimento e acompanhamento do projeto

Olá :)

Durante esta semana, após a realização do Sprint Planning Meeting na segunda-feira (28/08), optamos por desenvolver as tarefas primordiais para o projeto, deixando um pouco de lado as atividades com pouca prioridade do Product Backlog. Deste modo, o desenvolvimento teve peso importante para o planejamento semanal de atividades. 

Seguindo a programação, após levantamento, foi desenvolvido o diagrama de caso de uso. Por ser um dos requisitos para outra matéria que utilizará a mesma documentação, uma versão resumida foi criada, exclusivamente para a entrega nesta semana. Junto a isto, também foi dado início a descrição de caso de uso. 

Posteriormente, para o desenvolvimento da aplicação, foi dado início a modelagem e testes do banco de dados e a conclusão do sistema de login. Por questão de boas práticas e organização, todas as classes criadas no projeto estão sendo documentadas, no qual é gerado um Javadoc no final. Também estão sendo realizadas pesquisas e testes em relação à leitura de QRCode (disponíveis em cupons fiscais) utilizando a biblioteca para Java ZXing, e leitura do conteúdo de arquivos utilizando o iText, uma biblioteca OpenSource que possibilita a criação e manipulação de documentos em formato PDF, além de XML e RTF, que são extensões comumente utilizadas em Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e). 

Em seguida, em reunião, foram decididos os campos da nota fiscal a serem lidos e, após isso, o script para varrer a página HTML e capturar os dados importantes foi reescrito em JQuery, o que nos fez economizar muitas linhas de código. E finalmente, no fim da semana, foi desenvolvida a página de login, o menu lateral e superior foi criado e a página inicial começou a ganhar forma. Até o final da sexta semana, pretendemos estar com a maioria das páginas concluídas, com o layout completamente estruturado. 

Para o gerenciamento, as métricas para acompanhamento do projeto foram finalmente consolidadas e o cronograma está em processo de reformulação. Também começamos a utilizar o Slack, um software de comunicação de equipes que centraliza todas as informações, dividindo-as por canais específicos. Deste modo, temos todas as conversas em um único lugar, organizadas por assuntos, o que aumentou a produtividade dos integrantes e diminuiu tempo de resposta para tirar dúvidas, dar sugestões ou até mesmo informar sobre sua respectiva atividade diária (no caso, uma adaptação que fizemos do Daily Scrum). 

Para a próxima semana, pretendemos concluir os testes com as opções de servidores existentes (que é ponto de atenção que está nos dando trabalho) e, possivelmente, utilizar o pré-processador CSS SASS, visando estender a capacidade da linguagem de folha de estilos pura, melhorando a manutenção do código e deixando o CSS mais flexível e reutilizável. 

Em síntese, o quadro a seguir apresenta as atividades realizadas por cada integrante da equipe durante a semana:

Resumo das atividades realizadas - 5ª semana
IntegranteAtividades
Caique BorgesSistema de Login inicial; Documentação das classes; Testes com banco de dados; Teste do servidor
Fausto Tozo
Diagrama de caso de uso; Descrição dos casos de uso; Levantamento dos campos da NF-e para captura e teste do servidor; 
Maíra TabataLevantamento de casos de uso; Leitura do código HTML usando JQuery; Página de Login; Menu lateral e superior e estrutura geral do Layout. 
Vivian BrazãoLeitura de QRCode e PDF com Java; Diagrama de caso de uso; Descrição dos casos de uso;
Quadro 1 - Atividades realizadas durante a quinta semana
 

Para essa semana é isso. Até o próximo post :)

0 comentários:

Postar um comentário